Normas para publicação

Sobre o Blog da BVPS

O Blog da BVPS é um espaço de comunicação científica vinculado à Biblioteca Virtual do Pensamento Social e ao Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (NEPS). A BVPS funciona como uma rede de cooperação entre pesquisadores e instituições com o objetivo de fortalecer e divulgar a área de pesquisa acadêmica do pensamento social brasileiro. A partir dela, procura-se cartografar, organizar e disponibilizar as pesquisas dedicadas às interpretações do Brasil e ao estudo de suas diferentes linguagens – intelectual, científica, artística – e através de diferentes disciplinas – ciências sociais, história, literatura, artes, envolvendo ainda comparações com outras sociedades.

O Blog busca contribuir para a produção e divulgação do conhecimento de caráter interdisciplinar, bem como para formação de novos públicos leitores em ciências sociais, mobilizando modos de comunicação científica mais abertos à experimentação que os habituais. Em um momento como o atual, consideramos fundamental estimular canais que permitam a circulação de materiais de qualidade, escritos por especialistas e debatidos por seus pares, mas que ao mesmo tempo possam alcançar públicos mais amplos, tanto pela linguagem quanto pela dinâmica possibilitada pela internet e suas redes sociais. Nosso compromisso é com a valorização de uma ciência plural, aberta e inclusiva, que não perca o diálogo com a arte e outros saberes, nem com suas próprias histórias.

No momento, o Blog possui 4 colunas, cada uma delas organizada por um curador, além de uma coluna especial e uma seção de fluxo contínuo:

– Interpretações do Brasil e musicalidades | curador: Pedro Cazes (Colégio Pedro II)

– Interpretações do Brasil e política | curador: Leonardo Belineli (USP)

– Arte e sociedade | curadora: Sabrina Parracho Sant’anna (UFRRJ)

– Interpretações do Brasil e poéticas | curador: Lucas van Hombeeck (UFRJ)

– Pandemia, Cultura e Sociedade

– Fluxo contínuo (textos diversos)

Escopo e política editorial:

O Blog da BVPS está aberto a contribuições originais e de material inédito produzido por pesquisadoras e pesquisadores de diferentes níveis de formação e de qualquer disciplina em diálogo com o pensamento social e suas áreas correlatas, como a sociologia e a antropologia da cultura, a história das ciências, a teoria social, a literatura comparada, a sociologia política, dentre outras.

O Blog aceita os seguintes tipos de contribuição:

1. Ensaios inéditos e notas de pesquisa [máx. 4.000 palavras];

2. Balanços bibliográficos [máx. 4.000 palavras];

3. Entrevistas: Contribuições para a história das ciências e/ou para o debate de temas relacionados ao escopo do Blog (música, literatura, artes visuais, etc.) [máx. 4.000 palavras] | Exemplo;

4. Simpósios: Proposta de uma questão, autor ou obra que será debatido através da dinâmica de perguntas/respostas com múltipos participantes [máx. 6.000 palavras] | Exemplo;

5. Homenagens: Homenagens a grandes nomes das ciências humanas e afins, com pequenos depoimentos [máx. 4.500 palavras] | Exemplo;

6. Traduções: Tradução de textos clássicos das ciências humanas que não tenham ainda versão em língua portuguesa. As traduções deverão sempre ser autorizadas pelo detentor dos direitos autorais. [máx. 5.000 palavras]

7. Dossiês: A combinação de dois ou mais dos itens desta lista relacionados a um determinado tema, autor/a ou obra, podendo ser publicado em posts diferentes [segue a recomendação de tamanho dos itens anteriores].

Todas as contribuições para o Blog da BVPS serão submetidas à aprovação do conselho editorial e/ou de pareceristas, podendo ser aprovadas, aprovadas com sugestões de modificação ou recusadas.

Por se tratar de um espaço de comunicação científica, espera-se que os textos submetidos não deixem de observar o rigor analítico estabelecido pela comunidade cientifica, assim como as conexões e diálogos com os debates das áreas de nosso escopo. Ao mesmo tempo, os textos deverão ser escritos em linguagem clara que permita atingir novos públicos para além do estritamente especializado.

O Blog da BVPS não se responsabiliza pelo conteúdo dos textos de seus colaboradores, assim como o aceite e a publicação não implica na concordância, por parte dos editores, com as ideias ou conceitos expostos.

Também divulgamos seminários, lançamentos de livros e eventos de pesquisadores parceiros da BVPS.

Normas para a submissão dos textos:

Todas as propostas deverão ser enviadas para o e-mail blogbvps@gmail.com

Os originais deverão ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento duplo e em página de tamanho A4.

As notas devem vir ao final do texto e se limitar ao indispensável.

O Blog publica textos em português (preferencialmente) e em espanhol.

Todos os nossos posts possuem necessariamente ao menos uma imagem. Incentivamos que os autores dos textos enviem suas sugestões. Todas as imagens deverão ser de domínio público, copyleft ou possuir a autorização para uso, e precisam ter boa resolução.

Citações ou referências bibliográficas no corpo do texto deverão ser apresentadas no formato (Sobrenome do autor, ano de publicação) ou, no caso de citação, (Sobrenome do autor, ano de publicação: número de página). Ex: (Fernandes, 2020) ou (Fernandes, 2020: 93).

Solicita-se que referências a páginas da internet venham como hiperlink sempre que possível.

As referências bibliográficas deverão aparecer após as notas e em ordem alfabética de sobrenome de acordo com os exemplos abaixo:

Livro

Fernandes, Florestan. (2020). A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Curitiba: Kotter Editorial; São Paulo: Editora Contracorrente.

Capítulo de livro

Bastos, Elide R. (2009). Octavio Ianni: diversidade e desigualdade. In: Botelho, André & Schwarcz, Lilia M. (orgs.). Um enigma chamado Brasil. 29 intérpretes e um país. São Paulo: Companhia das Letras, p. 378-398.

Artigo

LIMA, Nísia T. (1998). Missões civilizatórias da República e interpretação do Brasil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 5, p. 163-193.

Teses e dissertações acadêmicas

Carvalho, Lucas C. (2015). Projeto, conhecimento e reflexividade: estudos rurais e questão agrária no Brasil dos anos 1970. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.