BVPS recomenda | A bailarina da morte, de Lilia Schwarcz e Heloisa Starling

O blog da BVPS convida a todas e todos para o lançamento virtual do livro A bailarina da morte, de Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, com conversa mediada por Gilberto Hochman (Fiocruz) hoje às 19h.

O livro é resultado de uma pesquisa histórica feita a partir de um vasto acervo de fontes e imagens da época da “influenza hespanhola”, recriando o cotidiano da vida e da morte durante o reinado de terror da “gripe bailarina”, uma das maiores pandemias da história.

Uma mutação particularmente letal do vírus H1N1, a gripe paralisou a economia e desnudou a precariedade dos serviços de saúde no Brasil de seu tempo. Disputas políticas e atitudes negacionistas de médicos e governantes potencializaram o massacre, que vitimou sobretudo os pobres. Iludida por estatísticas maquiadas e falsas curas milagrosas, a população ficou à mercê do vírus até o súbito declínio da epidemia, no começo de 1919.

Além do lançamento, convidamos para a conversa sobre literatura e pandemia com as autoras e Cristhiano Aguiar mediada por Schneider Carpeggiani, editor do Suplemento Pernambuco, dia 19 de outubro às 19h.

Nas palavras da presidenta da Fiocruz, Nísia Trindade Lima:

Em um mundo já fragilizado pela Primeira Grande Guerra, a gripe espanhola colocou em evidência a vulnerabilidade humana diante de um novo vírus. Este livro narra com maestria as rotas e a velocidade de disseminação da doença, ao mesmo tempo em que acentua as dificuldades e os equívocos para seu enfrentamento no Brasil oligárquico da Primeira República. Convida-nos a refletir sobre o valor da imaginação histórica para a abordagem da crise contemporânea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s