Ciclo de seminários “Florestan Fernandes 100 anos” | 08-29 de julho

WhatsApp Image 2020-07-02 at 11.37.08

O Blog da BVPS convida a todas e todos para o ciclo de seminários Florestan Fernandes 100 anos, que ocorrerá ao longo do mês de julho, sempre às quartas-feiras. Organizado por diversas instituições, entre elas a Biblioteca Virtual do Pensamento Social, o evento reunirá grandes especialistas na obra do autor e poderá ser acompanhado no canal do Youtube da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Certificados de participação serão disponibilizados para aqueles que assistirem ao menos 3 das 4 mesas do evento. O ciclo também promove o lançamento da Coleção Florestan Fernandes, organizada pela Editora Contracorrente e coordenada por Bernardo Ricupero (USP). O primeiro volume, A revolução burguesa no Brasil, já está disponível para pré-venda e conta com o prefácio de André Botelho e Antonio Brasil (UFRJ) e posfácio de Gabriel Cohn (USP).

Abaixo disponibilizamos o release com informações detalhadas do evento e a programação completa. Para informações atualizadas, acompanhe também a página do ciclo no Facebook e o novo instagram da BVPS.

 

Florestan Fernandes 100 anos

Em 22 de julho Florestan Fernandes faria cem anos. Para marcar seu centenário, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), a editora Contracorrente, a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Biblioteca Virtual do Pensamento Social (BVPS), o Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e a Articulação Discente pelo Pensamento Brasileiro da USP organizaram um ciclo de seminários (virtuais), Florestan Fernandes, 100 anos, que ocorrerão ao longo de julho. A reunião de tantas instituições diferentes é sinal claro da importância do sociólogo, cujo centenário motivará diversos outros eventos com os quais muitos dos promotores de Florestan Fernandes, 100 anos também estarão envolvidos.

Este ciclo particular reúne especialistas em Florestan que discutirão diferentes aspectos da sua obra, do caráter da sua sociologia à sua investigação pioneira sobre as relações raciais no Brasil. Chama a atenção, em especial, para como o sociólogo continua a nos interpelar, o que se evidencia num momento em que a dificuldade de termos uma sociedade democrática tornou-se uma questão premente. No mesmo sentido, a editora Contracorrente promove a reedição dos livros de Florestan, a começar por A revolução burguesa no Brasil. As novas edições trazem como Prefácios estudos de investigadores mais jovens e como Posfácios entrevistas com alguns dos maiores conhecedores da obra do sociólogo. Busca, assim, combinar o conhecimento acumulado com a abertura de novas possibilidades de interpretação. Até porque os desafios do Brasil de hoje nos ajudam a perceber porque precisamos continuar a ler e discutir Florestan.

 

Programação:

O Ciclo de Seminários em comemoração ao centenário de Florestan Fernandes será realizado do dia 8 ao 29 de julho, às quartas-feiras, em quatro mesas de debate, com transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH USP no YouTube.

Abertura 08/07, 17h: Maria Arminda do Nascimento Arruda (USP), Rafael Valim (Editora Contracorrente), Florestan Fernades Jr.

Mesa 1 – 08/07, 17h30: A sociologia de Florestan Fernandes: Elide Rugai Bastos (Unicamp),  Maria Arminda do Nascimento Arruda (USP),  Alejandro Blanco (Universidade Nacional de Quilmes – Argentina)

Mesa 2 – 15/07, 17h30: Ciência e Política em Florestan Fernandes: Silvio Almeida (Universidade Mackenzie), Lincoln Secco (USP), Eliane Veras (UFPE).

Mesa 3 – 22/07, 17h30: A revolução burguesa no Brasil, ontem e hoje: Gabriel Cohn (USP), Brasílio Sallum (USP), Antonio Brasil (UFRJ).

Mesa 4 – 29/07, 17h30: Da integração do negro na sociedade de classes à revolução burguesa no Brasil: Lilia Schwarcz (USP), Jessé Souza (UFABC), Mário Medeiros (Unicamp).

1 comentário

  1. Mto importante rememorar a produção intelectual do mestre Florestan especialmente nesses tempos atuais de crises intensas: crise politica, social e econômica, e sanitária, revelando todas uma sociedade extremamente desigual.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s