Lançamento do livro “O jornalista que imaginou o Brasil”, de Isabel Lustosa (FCRB)

IMG-20191209-WA0011

O Blog da BVPS convida para o lançamento do livro O jornalista que imaginou o Brasil – Tempo, vida e pensamento de Hipólito da Costa (1774-1823), de Isabel Lustosa, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa

O lançamento ocorrerá no dia 12 de dezembro, na Livraria da Travessa – Shopping Leblon, Rio de Janeiro, às 19h.

Abaixo uma breve descrição do livro e informações sobre a autora:

 

Sobre o livro

Aspecto intrigante da biografia de Hipólito da Costa é o pouco tempo que viveu no Brasil em contraste com o tanto que escreveu sobre e para o Brasil. Nascido em 1774, na Colônia do Sacramento, passou a infância e a adolescência no Rio Grande do Sul, formou-se em Coimbra, visitou os Estados Unidos, foi preso pela Inquisição em Portugal, fugiu, exilando-se em Londres, onde morreu em 1823. Com a vinda da Corte para o Brasil, em 1808, decidiu lançar um jornal, o Correio Braziliense, que só deixaria de circular depois da Independência. Sua trajetória é uma demonstração de que pátria é muito mais do que um espaço geográfico. Como jornalista, imaginou o Brasil e contribuiu para difundir entre seus compatriotas a ideia de nação.

Sobre a autora

Isabel Lustosa é cientista política, historiadora e pesquisadora titular da Fundação Casa de Rui Barbosa. É sócia do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e do Pen Club do Brasil. Ocupou a Cátedra Simon Bolívar, no Institut des hautes études de l’Amérique latine (Iheal), da Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2010-2011), e a Cátedra Sérgio Buarque de Holanda da Maison des Scienses de l’homme, Paris (2012-2015), atuando como professora na Universidade de Rennes 2. Publicou, entre outros livros: Insultos impressos – A guerra dos jornalistas na Independência (Cia. das Letras, 2000); D. Pedro I, um herói sem nenhum caráter (Cia. das Letras, 2006); As trapaças da sorte: Ensaios de história política e de história cultural (EdUFMG, 2004). Organizou, junto com Alberto Dines, a edição fac-similar do Correio Brasiliense, de Hipólito da Costa (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002-2003).

 

*Informações retiradas do site da Editora Unicamp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s