Lançamento do Livro “35 ensaios de Silviano Santiago”, organizado por Ítalo Moriconi

image003

O Blog da BVPs convida para o lançamento do livro “35 ensaios de Silviano Santiago”, com seleção e introdução de Ítalo Moriconi. O lançamento será no dia 04 de setembro, na Travessa Leblon, às 19:30 hrs. Na ocasião, haverá um debate com a participação de André Botelho, Celia Pedrosa, Denilson Lopes e Eneida Cunha, mediados por Ítalo Moriconi. Em seguida, ocorrerá uma sessão de autógrafos com Silviano Santiago.

O resumo e o trecho do livro disponibilizado pela Companhia das Letras se encontram abaixo:

A Coleção Listrada, editada pela Companhia das Letras, ganha mais um título de peso com o melhor da obra ensaística de Silviano Santiago reunido em um só volume.

A produção crítica de Silviano Santiago se espraia por uma miríade de artigos jornalísticos e entrevistas, publicados ao longo de mais de seis décadas de uma carreira intelectual diversificada e múltipla, e estende-se ainda aos livros que são um só ensaio. Todos ocupam lugar próprio como referência no panorama de nossa crítica moderna.

Os textos aqui reunidos foram escolhidos do corpus principal de sua obra ensaística. Vários deles estavam em livros já fora de circulação, embora procurados e lidos por sucessivas gerações, não só de estudantes e professores de literatura mas também de estudiosos ligados a outras áreas. A presente antologia inclui ainda ensaios recentes que se achavam esparsos em revistas e catálogos.

Tendo exercido o papel de um autêntico “fundador de escola” na área de letras, Silviano Santiago vê agora o interesse por sua obra crescer nos campos da história, das ciências sociais, da educação, assim como em relações internacionais e formação de diplomatas. Tomada no seu conjunto, essa obra integra-se à tradição e aos cânones da “brasiliana” ― a biblioteca dos grandes textos de interpretação do Brasil, bibliografia básica de leituras formativas sobre assuntos brasileiros. Sua obra ensaística dialoga com uma família de que fazem parte nomes como Joaquim Nabuco, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Antonio Candido, Caio Prado Jr., Celso Furtado, Raymundo Faoro, entre tantos outros.

Confira alguns dos textos incluídos:
“O cosmopolitismo do pobre”
“Para uma poética da encenação”
“A ameaça do lobisomem: Homenagem a Borges”
“Repressão e censura no campo das artes na década de 1970”
“Oswald de Andrade, ou Elogio da tolerância racial”

Para ler um trecho do livro, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s