Show de Lançamento da Coleção “Música Nova para Cavaquinho”, de Henrique Cazes

Capa Digipack - Arte Final

O Blog da BVPS convida para o show de lançamento da coleção “Música Nova para Cavaquinho”, de Henrique Cazes, no auditório do BNDES (metrô Carioca) na próxima quarta-feira, 21/08 às 19h.

O desenvolvimento deste trabalho remonta ao ano de 1982, quando, numa conversa com Radamés Gnattali, este pediu a Cazes que gravasse uma fita cassete com coisas que gostasse de fazer no cavaquinho, ideias que serviriam para o maestro compor uma peça, “Introdução e Choro para Cavaquinho e Cordas”, que infelizmente deixou inacabada. Ao longo dos anos, Cazes foi compondo estudos e peças para cavaquinho que seguiam o espírito inovador de Gnattali, mas se passaram quase quatro décadas até que as composições ganhassem sua forma final. A partir de 2013, com a criação do Bacharelado em Cavaquinho da Escola de Música da UFRJ, o convívio com os alunos do curso e o amadurecimento das pesquisas sobre o instrumento no meio acadêmico foram essenciais para a concretização do projeto.

A coleção, composta por CD de inéditas e livro de partituras, é o primeiro registro totalmente autoral de Cazes, que desenvolveu uma série de 12 estudos para cavaquinho solo, inspirado nos clássicos estudos de Villa-Lobos para o violão. O projeto inclui ainda outras peças que embaralham a fronteira entre o “erudito” e o “popular” – como o “Divertimento para cavaquinho e violão de 7 cordas” – buscando alargar as possibilidades técnicas e expressivas do instrumento, bem como explorar as potencialidades do choro.

 

O projeto coroa um trabalho de mais de 40 anos como solista no instrumento, tendo produzido discos solo e em diversas formações de conjunto, além da publicação do livro “Choro, do Quintal ao Municipal” (1998) e do pioneiro método “Escola Moderna do Cavaquinho” (1988). Ao completar 60 anos e prestes a defender seu Doutorado na Escola de Música da UFRJ, com uma pesquisa sobre o acompanhamento de samba ao cavaquinho, Henrique Cazes segue trabalhando intensamente nas áreas de composição, interpretação e ensino do instrumento. Tem se apresentado como solista do “Concertino para cavaquinho e cordas” de Ernani Aguiar, peça pioneira no gênero. No campo dos estudos sobre o choro, Cazes se prepara para lançar o livro “O choro reinventa a roda: 150 anos de uma utopia musical”, em parceria com a fotógrafa Marília Figueiredo.

No seu canal no Youtube já estão disponíveis os clipes dos 12 estudos para cavaquinho solo, bem como um registro da apresentação do “Concertino para cavaquinho e cordas” com a Orquestra do Estado do Mato Grosso (OEMT).

https://www.youtube.com/henriquecazesoficial

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s